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Como abrir CNPJ em Mogi Guaçu

Imagem mostra empresário no seu escritório, para simbolizar como abrir CNPJ em Mogi Guaçu

Você está pensando em abrir um CNPJ em Mogi Guaçu? 

Saiba que o processo é mais simples do que muitos imaginam. 

Na Pontes Contabilidade, ajudamos empreendedores a iniciar seus negócios todos os meses na região de Mogi Guaçu e vamos mostrar para você como funciona cada etapa deste processo.

Passo a passo para abrir CNPJ em Mogi Guaçu

Para abrir uma empresa em Mogi Guaçu, você precisará passar pelos seguintes passos:

1) Consultoria Inicial com a Pontes Contabilidade

O primeiro passo é buscar o auxílio de uma contabilidade experiente em Mogi Guaçu, como a Pontes Contabilidade. 

Nessa conversa inicial, é importante que você compartilhe seu projeto de negócio, suas expectativas de faturamento, o tipo de atividade que pretende exercer e se planeja ter sócios ou funcionários. 

Essas informações são fundamentais para definir o tipo de empresa e os CNAE’s que vão compor seu CNPJ, de modo que você possa pagar menos impostos dentro da lei.

2) Preparação da documentação

Para dar início ao processo burocrático de abertura de empresa em Mogi Guaçu, você precisará reunir alguns documentos, como:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de casamento, se houver
  • Comprovante de endereço do(s) sócio(s)
  • Cópia do carnê de IPTU do imóvel onde a empresa será estabelecida
  • Senha GOV
  • Certificado digital

3) Escolha da natureza jurídica

A natureza jurídica da sua empresa determinará como ela será constituída legalmente. Existem várias opções, cada uma com suas particularidades. 

A natureza jurídica determinará como sua empresa será constituída legalmente. As opções mais comuns são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): Ideal para quem está começando, com faturamento de até R$ 81.000 por ano.
  • Empresário Individual (EI): Para negócios individuais com faturamento maior que o MEI.
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Semelhante ao EI, mas com separação do patrimônio pessoal e empresarial.
  • Sociedade Limitada (LTDA): Para empresas com dois ou mais sócios.

4) Definição dos CNAEs

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um código que define as atividades que sua empresa poderá exercer. 

É uma escolha altamente estratégica, pois isso impacta nos serviços que você poderá oferecer legalmente e nos impostos a pagar. 

Você pode ter um CNAE principal e vários secundários, refletindo a atividade predominante do seu negócio e as atividades complementares.

É papel da Contabilidade entender bem o seu negócio e escolher os melhores CNAE’s conforme as suas atividades.

5) Elaboração do contrato social

O contrato social é o documento que oficializa a criação da sua empresa. 

Nele, são detalhadas informações como o nome da empresa (razão social e nome fantasia), endereço da sede, descrição das atividades da empresa, capital social, participação dos sócios (se houver) e forma de administração da empresa. 

Este documento é importante e deve ser elaborado com cuidado e precisão, com a ajuda da sua Contabilidade.

6) Análise de viabilidade e registro

Antes do registro oficial, é necessário fazer uma consulta de viabilidade junto à Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). 

O objetivo, basicamente, é verificar se o nome escolhido para sua empresa está disponível e se o endereço é adequado para sua atividade. 

Após a aprovação da viabilidade, seguimos com o cadastro do CNPJ na Receita Federal, um processo que realizamos integralmente para você na Pontes Contabilidade.

7) Inscrições e alvará

Dependendo da sua atividade, você precisará obter a Inscrição Estadual (para empresas de comércio, indústria ou transporte intermunicipal) ou a Inscrição Municipal (para empresas prestadoras de serviços). 

Além disso, será necessário solicitar o alvará de funcionamento junto à Prefeitura de Mogi Guaçu, que autoriza sua empresa a funcionar no endereço indicado.

8) Escolha do regime tributário

Feito tudo isso, é necessário também definir qual será o regime tributário da sua empresa.

As opções incluem o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, cada um com suas particularidades e adequações a diferentes perfis de negócios.

Por fim, você precisará obter autorização para emitir notas fiscais. 

Para notas de serviço, a solicitação é feita junto à Prefeitura de Mogi Guaçu, enquanto para notas de produtos, o pedido é direcionado à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Prazos e custos para abrir CNPJ em Mogi Guaçu

O tempo para abrir uma empresa em Mogi Guaçu varia conforme o tipo de negócio. Para MEIs, o processo pode levar de poucos dias a uma semana. 

Já para LTDAs ou SLUs, o prazo geralmente fica entre 5 e 10 dias úteis, dependendo das atividades da empresa.

Quanto aos custos, eles geralmente ficam entre R$ 800 e R$ 1.500. 

Esse valor inclui as taxas da JUCESP e da Prefeitura, o certificado digital e os honorários contábeis.

Por que escolher a Pontes Contabilidade para abrir sua empresa em Mogi Guaçu?

Na Pontes Contabilidade, já abrimos mais de 1.000 empresas em Mogi Guaçu e sabemos o caminho para tornar este processo rápido e com um valor justo.

Entre em contato com um contador especialista e solicite uma reunião gratuita de diagnóstico.

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